As Estatísticas sobre o Atendimento.
Como a competição entre as empresas pela busca de novos e também fieis clientes está cada vez mais intensa, muitas são as pesquisas que estão sendo desenvolvidas a respeito do atendimento ao cliente. Nós separamos algumas que estão realmente moldando o atendimento ao cliente do presente e do futuro.
Isso porque mostram realidades sobre os clientes que não podem ser ignoradas.
De acordo com a pesquisa de 2015 realizada pela Aspect Consumer Experience Survey, 76% dos consumidores afirmaram que o atendimento é o momento no qual eles veem o quanto são valorizados pela empresa;
A expectativa de 60% dos consumidores sobre o atendimento ao cliente aumentou em relação a apenas um ano atrás (Global State of Multichannel Customer Service Report);
Também de acordo com a Global State, 62% dos consumidores já desistiram de fazer negócio com uma marca ou empresa por causa de um atendimento ruim;
Ainda a partir da pesquisa dessa mesma organização, 90% esperam um autoatendimento via web;
Já de acordo com a Economist Intelligence Unit, 47% disseram que as respostas rápidas em um chamado ou solicitação são a chave da experiência;
A pesquisa da Economist Intelligence também mostrou que 63% dos executivos afirmaram que a falta de uma comunicação interna integrada é um dos principais fatores que influenciam negativamente na experiência do atendimento ao cliente;
75% das empresas, no estudo Dimension Data Global Contact Centre Benchmarking Report, afirmaram que o atendimento ao cliente é um diferencial competitivo no mercado.
Muitas informações, não é mesmo? Mas em que essas informações podem nos ajudar?
Em qualquer situação, contar com uma análise estatística é essencial para se ter um panorama mais aprofundado do cenário em questão. Assim, você pode saber o que de fato está acontecendo e não se basear em “achismos”. Quando o assunto é atendimento ao cliente, analisar essas informações estatísticas proporciona uma reflexão no significado desses dados.
E, consequentemente, abre portas para que planos de ações sejam desenvolvidos buscando traçar melhorias em relação à realidade apresentada.
“O atendimento ao cliente pode ser usado como um diferencial e uma estratégia de marketing para a captação e fidelização de clientes”.